Um refúgio de fim de semana pensado para evoluir com o tempo.
A casa está localizada em um condomínio na parte mais alta do vilarejo de Macacos. Foi a primeira casa desenvolvida pela HACO no sistema MISURA, onde cuidamos do processo de ponta a ponta, da escolha do terreno até a entrega final da obra mobiliada e decorada. [
O terreno de 6.000m², em declive, apresenta belas vistas para as montanhas da região e tem uma vegetação rasteira, com poucas árvores.
O projeto foi ancorado em 3 premissas básicas: 1) que a casa fosse um refúgio acolhedor para finais de semana; 2) que houvesse a possibilidade de construção de anexos no futuro; 3) e que todos os espaços fossem integrados com a natureza e aproveitassem as vistas do terreno.
O partido arquitetônico foi desenhado para atender todas estas necessidades: uma arquitetura de linhas simples onde os ambiente foram fragmentados em "caixas", o que possibilitará a construção de futuros anexos que seguirão a mesma lógica e conversarão com a edificação principal. No futuro está prevista a contrução do bloco da garagem, do atelier e da área de apoio à piscina, cada um em uma parte diferente do terreno.
A paleta de materiais usa concreto aparente no piso, madeira e vidro nas esquadrias, pedras e textura com caiação nas paredes. Todos os espaços são voltados para a vista das montanhas, inclusive os banheiros. A circulação de acesso aos quartos tem o dobro da largura convencional (180cm) e será utilizada como galeria para exposição de fotografias da família, quadros e objetos da coleção pessoal dos moradores.
Foi previsto o plantio de mais de 200 árvores nativas ao redor da casa para criar a sensação de imersão na natureza, integrar os blocos a serem construídos no futuro, amenizar a incidência solar direta na edificação, recompor parte da flora nativa presente nos demais terrenos do condomínio e dar suporte para as diversas espécies de animais que vivem na região.